Por Francielle Rezende
O primeiro episódio deste podcast cultural inspirou professoras(es) e estudantes a pensarem e a sonharem a escola que desejam, assim como, as ações e responsabilidades em torno disso.
“Como é a escola que eu sonho?”, “Como posso contribuir com a transformação que eu sonho?”, estas e outras perguntas provocaram os estudantes a pensar e sonhar esta escola. As estratégias pedagógicas desenvolvidas foram inspiradas no plano de aula enviado pela Rádio para apoiar os professores na jornada virtual. Os estudantes do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Dona Francisca Tamm Bias Fortes e da Escola Estadual Francisco Escobar apresentaram os seus desenhos em um encontro virtual com os professores, diretores e famílias.
Seguem relatos poéticos que evidenciam como a literatura e arte são capazes de ressignificar a realidade e trazer esperança em tempos tão solitários.
Eu resolvi trabalhar a alfabetização com eles no “Diário dos Sonhos” lá eles vão escrevendo as respostas que tem a ver com os seus sonhos.
Consuelo (Professora do 1° ano) - E.E. Dona Francisca Tamm Bias Fortes
"Adorei fazer a mediação desse trabalho. Fizemos as aulas com contação de história e dinâmica e os alunos se envolveram com a temática."
Carolina Marques Gonçalves (Prof. de Ensino e Uso da Biblioteca - PEUB) - E. E. Francisco Escobar
É muito importante para a Equipe da Rádio Traquinagem ver o sonho de uma educação construída em torno do literário, da participação ativa dos estudantes e de um espaço para ouvi-los. Vale ressaltar que a professora do 1º ano adaptou uma das sugestões do plano de aula para trabalhar a alfabetização com os alunos, e isso também diz muito dos ideais da Rádio, que pensa em produzir um material fácil de adaptar e muito potente para ser usado de forma interdisciplinar, justamente porque é embasado em temas transversais que dizem respeito a realidade e a realidade é em si interdisciplinar.
コメント